quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Qual a sensação ao lembrar de algo que jamais viu?

Sabe quando você chega a um lugar onde jamais esteve e, de repente, começa a lembra de episódios envolvendo não só aquele lugar como também você mesmo? Estranho, não? É algo do qual não tenho explicação, ou lembro-me de episódios ou, às vezes, curiosamente, tenho a impressão de ter vivido tal "cena" os famosos Déjà vu’s (sim, eles acontecem de várias formas o que faz com que haja até uma mudança na definição).  O certo é que já me ocorreu de chegar a certos lugares, ver pessoas que jamais tive qualquer contato e ficar com aquela interrogação monstruosa na moringa "Essa senhora me é familiar, apesar de nunca tê-la visto. Esse lugar, essas pessoas"...

Não seria estranho a vocês que lêem a seguinte situação: Serem convidados para um passeio, um amigo os convida para um passeio em uma chácara de algum conhecido (DELE) e vocês, na condição de amigos aceitam o convite... Chegando lá, não demora muito tempo uma simples passada de vista sem ao menos sair do lugar é o suficiente para conhecer cada particularidade do daquele ambiente, como se aquilo fosse algo bastante conhecido, sendo que vocês jamais estiveram ali... ? Pois bem... Eu já tive essa sensação várias vezes. De sair comentando, ou mesmo enigmático como se procurasse algo, como se soubesse que iria encontrar tal lugar. Seja uma árvore, uma paisagem  ou qualquer característica que existe e, de fato, chegar a encontrar – sendo que não era para eu saber de tal informação.

Não é questão de mitos ou ledas, não é questão de crenças, são fatos que ocorrem e, aparentemente, não existem explicações convincentes. Para ser sincero, até hoje prevalece a idéia de que viemos do macaco e que, os primeiro seres vivos são oriundos de uma bactéria muuuuuito antiga. A visão da ciência é isso! É isso aí, teoria do evolucionismo... E nem eles mesmo conseguem explicar com transparência, não é? Vai saber...

6 comentários:

  1. A mente humana nos proporciona várias situações dessa magnitude, apesar de que, algumas vezes, existe algo inexplicável em certo tipo de situação.

    ResponderExcluir
  2. Sou uma criadora de teorias... e lendo isso, do nada me veio a seguinte Hipótese. Sabemos que o nosso cérebro tem lugares onde ficam armazenados nossas emoções e lembranças. Quando o Deja vu acontece, creio eu que o cérebro dá essa resposta, aquela sensação de que já conhecemos, ou que já estamos "situados" naquele ambiente. Talvez nunca chegamos a pensar no determinado local ou pessoa, mas o nosso cérebro se adapta, creio eu pra nos dá conforto, proteção.
    É uma teoria cabulosa... falta comprovação. >.<
    É inexplicável por enquanto, mas eu acho que é isso ai mesmo, um modo de defesa que a gente busca inconscientemente...
    Gostei do Post..
    :***

    ResponderExcluir
  3. Eu já tive deja vus, mas não sei se já tive num lugar que eu nunca fui D:
    Talvez seja algo do seu inconsciente, vai saber. Ainda existem muitas coisas sem explicação hoje em dia.

    ResponderExcluir
  4. Isso é normal para nós!
    Apenas adentramos no ambiente
    com todo o corpo,
    acompanhado pela alma e pelo espírito!
    O subconsciente se manifesta e dita
    o que sentimos!
    =*

    ResponderExcluir
  5. é realmente estranho essas sensações D:
    Há quem diga que isso acontece por reencarnarmos D:
    não acredito nisso, MAS é estranho mesmo assim .-.'

    ResponderExcluir
  6. HUAHUAHUAHUA
    Tudo uma questão de semântica...

    ResponderExcluir