sexta-feira, 6 de julho de 2012

Criptobiose?

As bactérias são seres que têm rápida reprodução, pois o crescimento é exponencial e, dependendo da severidade da mesma, é capaz de levar um indivíduo a morte em torno de 24 horas. Aparentemente bastante perigosas, mas, assim como qualquer outro ser vivo, as bactérias também precisam competir por espaço e sobrevivência. É sim, também existe a tal da seleção natural onde os mais fortes sobrevivem.
Elas têm uma capacidade bem interessante ao longo da escala de sobrevivência chamada de: fase estacionária. Onde tudo é escasso alimento, nutrientes, reprodução equivalente ao número de células que morrem, outras entram em latência – também conhecida como cisto – esperando uma condição favorável para voltar a se desenvolver.
Fazendo uma comparação um tanto quanto arbitrária posso dizer que algumas pessoas usam da mesma técnica. Sabe sementes também possuem algo parecido o qual denominou como: criptobiose. Uma técnica brilhante onde a semente para as atividades metabólicas, evitando o desgaste de energia em virtude das condições desfavoráveis.
Podemos dizer que esses seres se preparam para os momentos difíceis e praticamente se anulam em busca do momento certo de sobreviver. Uma técnica muito interessante não acha?! Eu creio que esteja no momento de me resguardar, embora já o venha fazendo desde o início. Como naquela religião onde os crédulos preparam o espírito para fazer a passagem, sabe? Estar preparado para o que vier pelo frente é sempre bom, poupa o humor e não abre espaço para surpresas. Além, é claro, de diminuir o impacto.



O que tiver de ser, será.

2 comentários:

  1. As bactérias fazem isso sem pensar. Nós não, nunca vamos conseguir nos desligar assim rsr ;***

    ResponderExcluir
  2. Desculpa Kée mas voçe esta subestimando o ser humano e sua genetica evolutiva... Ate ja começaram estudos sobre isso... Se voçê pensa assim ja sabemos que mesmo que hajá uma maneira voçê não conseguira fazer!

    ResponderExcluir