sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Chegou a Hora! Disse ele.

Agora é de verdade! Posso comemorar, posso soltar fogos, agora é irrevogável – já até perdi acesso ao portal do aluno “usuário não autorizado” – desde o dia 03/08 até o último dia da minha vida, serei Engenheiro Agrônomo! Páreo duro de vencer, mas cheguei lá e quando olhei pra frente, pra vida, esperando ver uma bandeira hasteada o que vi me causou espanto, uma
estrada longa e sem sinal de fim... Terei de percorrê-la.

Não consigo descrever a sensação que senti ali, naquele tablado, diante daquele povo todo. Não sei descrever, mas posso dizer que a cada discurso, mesmo os de outros cursos, passava um filme em minha cabeça a cada palavra mencionada porque o sentimento acaba sendo o mesmo para cada acadêmico, independentemente dos cursos ser diferentes. Não se pode ter tudo que se quer, mas estou feliz com o pouco de tudo que consegui. Um sacrifício pelo outro.
Calado, tenso, ansioso para colocar o capelo, receber o canudo e ir abraçar e conversar e tirar fotos com os meus amigos, senti por várias vezes os olhos irrigando em determinados trechos de discursos. Mesmo sem falar palavra alguma, senti aquele sufoco na garganta um embargo quando as lágrimas querem chegar e segurei a onda, assim como quando chegou a minha vez de receber o canudo, na presença dos meus irmãos, como quando entreguei a placa de homenagem ao meu orientador.
Eu estava muito feliz por aquele momento, muito embora eu preferisse uma cerimônia especial, mais simples e em outro ambiente, mas, cara, era a minha formatura, sonho que persegui por tanto tempo. Sonho que, na linha do tempo, desacreditei e acreditei por várias vezes. Sonho pelo qual tive que fazer escolhas e deixar e tomar decisões, o peso da responsabilidade, deixar muita coisa para trás.

Mas hoje, dois dias depois, eu sou só alegria! Vivemos um momento difícil em nosso país, formei e não tenho um emprego e a perspectiva dele é bem pequena dada às circunstâncias, mas formei. Engenheiro Agrônomo!

4 comentários:

  1. Palavras são pequenas perto do quão feliz estou por você... Passou por tanta coisa e olha ai no que deu. Desde sempre torço por você. Muito sucesso na vida profissional e além dela. Parabéns de coração!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço, também, do fundo do coração, Alexandra; e desejo a você tudo em dobro. Que você seja bem sucedida em tudo que se propor a fazer.
      Sucesso no curso de Biologia, ciência da da vida. ;)

      Excluir
  2. Que coisa linda! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadão, Dri.
      Nem soube trabalhar as palavras e descrever tudo de maneira correta.
      Não consigo mais escrever em momentos de grandes emoções, me embaraço todo e acabo dizendo nada com coisa alguma. Haha

      Excluir