quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Destrutivamente fantásticas.


Palavras... Sempre gostei de palavras mesmo não sabendo como usá-las; usando-as, à minha maneira, razoavelmente bem. Elas proporcionam coisas fantásticas! Fantásticas e destrutíveis, também. Destrutivamente fantástico é como chamo o poder das palavras, a força que elas têm e a impressão/aparência que elas são capazes de nos passar. A falsa imagem!
É como um chute na direção do gol que engana o goleiro e entra. Uma dose de efeito e o leitor, ludibriado, já forma uma ideia sublime ao seu respeito, como se a sapiência fosse resumida apenas a palavras cultas em uma oração. Triste isso, não? Imaginem vocês que elas podem leva-los do céu ao inferno em questões de segundos, para isso basta não usar as consoantes e vogais certas¹...
Há uma diferença quando falamos de palavras, pois elas podem ser escritas e faladas. O barato de escrever e usar as palavras, é que temos todo o tempo do mundo para pensá-las, e organizá-las para montar um monólogo rico em cultura e fineza, algo digno de um alguém sábio e puro. Mas o que eu admiro mesmo nas palavras é a mensagem que elas nos passam, embora isso quase nunca reproduza verdade a respeito daquele que as usam.
Seria muito bom se traduzíssemos nossos sermões diretamente às nossas atitudes. Já imaginou que brilhante, de repente esquecer o alheio e voltar somente ao seu mundo, seu reduto, seu quadrado? Já imaginou que magnífico esquecer todas as mágoas, todas as desavenças e cultivar o amor no coração, esquecendo a vida dos outros também para passar a viver a própria vida?
É as palavras são mesmo esplendorosamente destrutíveis! E não adianta nada travesti-las de boa conduta se isso não torna real às atitudes, em nenhum dos sentidos citados (independente da ocasião mencionada). Eu nunca fui muito bom com as palavras, mas procuro sempre fazer com que elas sejam um espelho que reflete o que sou naquilo que escrevo porque meu blog é baseado nisso. Minha vida, que não tem nada de interessante, é baseada no que eu vivo e no que eu sou...
Deus me livre apontar o dedo na cara de alguém repreendendo ou pontuando sobre atitudes das quais eu fiz a vida inteira e ainda faço, aconteça o que acontecer, não é mesmo?

As palavras escritas nos transformam, mas nossas atitudes nos destroem (ou não, vai depender do seu eu verdadeiro). São elas, fantásticas e destrutivas!
— ¹: Forma como se constrói palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário